Trilhas IT Trilhas DEV
Webcasts
15 set a 09 out
2014

MVP ShowCast

Virtual Community Series

Organizado por MVPs com apoio da Microsoft

O que é o evento MVP ShowCast?

O MVP ShowCast é um evento virtual gratuito sobre tecnologias da Microsoft, sendo composto por uma série de webcasts transmitidos ao vivo e gravados para serem disponibilizados depois. O evento foi idealizado e é organizado por MVPs do Brasil com apoio do Programa MVP Award.

Os webcasts do evento são apresentados por profissionais altamente especializados em tecnologias e produtos Microsoft, incluindo MVPs, líderes de comunidades, experts reconhecidos pelo mercado e gerentes de produto e evangelistas da Microsoft.

O evento conta com duas sessões ocorrendo em paralelo:

Divulgação do evento

Para interagir nas redes sociais sobre o MVP ShowCast, use o hashtag do evento #mvpshowcast e o hashtag do programa MVP no Brasil #mvpbr. Para compartilhar informações do evento com os seus seguidores e amigos no Twitter, Facebook e LinkedIn, utilize os botões de compartilhamento no canto superior direito do site.

A imagem de convite para o MVP ShowCast 2014, apresentada abaixo, foi produzida para ser usada livremente na divulgação do evento.

Convite do MVP ShowCast 2014

Histórico do evento

O evento virtual foi idealizado para abordar tecnologias da Microsoft em uma série de webcasts. Os temas abordados evoluiram de somente virtualização em 2011 (MSVirtualization 2011), para tecnologias de infraestrutura em geral em 2012 (MVP IT ShowCast 2012), para tecnologias de infraestrutura e desenvolvimento nos anos seguintes (MVP ShowCast 2013/2014).

MSVirtualization 2011

Em 2011, alguns MVPs do Brasil e outros especialistas de infraestrutura se juntaram para apresentar uma série de webcasts de virtualização sobre tecnologias da Microsoft como: Hyper-V, MED-V, VDI, App-V, RemoteApp, System Center, dentre outros. Os webcasts tiveram como objetivo mostrar boas práticas, novidades, segurança, instalação, configuração, backup, alta disponibilidade, gerenciamento e outros assuntos de interesse de todo profissional de TI que trabalhe com virtualização e nuvem.

Um post no blog MSVirtualization apresentou informações sobre o evento: Série de Webcasts sobre Virtualização.

MVP IT ShowCast 2012

Em 2012, os organizadores da segunda edição do evento, que em sua primeira edição era somente de virtualização, resolveram expandir os temas abordados para incluir infraestrutura como um todo. Com a nova abrangência de temas, o evento foi renomeado para MVP IT ShowCast.

Um blog foi criado e hospedado no WordPress.com para divulgação do evento: mvpitshowcast.wordpress.com.

O MVP Lead do Brasil na época, João Paulo Clementi (mais conhecido como JP Clementi), escreveu um post sobre o evento no MSDN Blogs: Participe to MVP IT ShowCast - 45 webcasts gratuitos para você aprender sobre tecnologias Microsoft.

MVP ShowCast 2013

Em 2013, os organizadores da terceira edição do evento resolveram expandir ainda mais os temas abordados: acrescentando uma nova sessão de desenvolvimento (DEV) para ocorrer em paralelo com a sessão de infraestrutura (IT) já existente. Mais uma vez o evento teve que ser renomeado para refletir a expansão para a área de desenvolvimento, além de infraestrutura. Deste modo, derrubou-se o "IT" do nome anterior, ficando simplesmente MVP ShowCast.

Dentre outras tarefas, houve a criação de uma identidade visual para o evento e algumas iniciativas para divulgação do mesmo:

Logotipo do evento MVP ShowCast
  • definição de uma tonalidade de azul para representar a sessão de infraestrutura (IT);
  • definição de uma tonalidade de vermelho para representar a sessão de desenvolvimento (DEV);
  • criação de um logotipo para o evento (apresentado ao lado);
  • criação deste site e hospedagem no Windows Azure para divulgação do evento: http://mvpshowcast.azurewebsites.net.
  • criação de modelos de apresentação para cada tipo de sessão de acordo com a respectiva identidade visual de cores.

MVP ShowCast 2014

Neste ano, a organização da quarta edição do evento fez algumas modificações nas trilhas das sessões de infraestrutura (IT) e desenvolvimento (DEV) para refletir melhor a nova estratégia da Microsoft: Mobile First, Cloud First.